Ministra se reúne com representantes da Huawei

Capacitação e inclusão digital foram discutidas pela ministra Luciana Santos durante reunião com representantes da empresa de tecnologia.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu representantes da empresa de tecnologia Huawei para discutir projetos de capacitação e inclusão digital.

O vice-presidente de Public Affairs para América Latina, Atílio Rulli, explicou os trabalhos desenvolvidos pela empresa, que completa 25 anos no Brasil. Ele citou, por exemplo, o programa Huawei ICT Academy, que firmou parcerias com mais de 200 universidades brasileiras.

“Fizemos o treinamento de professores em institutos para a capacitação de jovens em instalação de fibra ótica em duas semanas”, lembrou: “É uma mão de obra escassa e muito demandada”.

Ele salientou ainda o interesse da empresa em somar forças com o MCTI para a construção de um “futuro feminino” na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e citou o programa “Women in Tech Brasil”, que busca capacitar e empregar mulheres no setor de TIC.

A iniciativa engloba projetos como o “Meninas do Futuro”, realizado em parceria com a Inatel, cujo objetivo é apoiar meninas de baixa renda em todo país a cursar carreiras nas áreas de TIC.

Ao longo do encontro, a ministra falou sobre a importância da ciência para o desenvolvimento do país e para o enfrentamento de desafios, como a desigualdade social e as mudanças climáticas.

“Consideramos vocês um parceiro estratégico. Nosso interesse é pleno em desenvolver um conjunto de processos de aprendizados mútuos”, afirmou a ministra. “Uma questão cara para nós é a inclusão digital. Buscamos um caminho que envolve conectividade e mobilização da inteligência brasileira em universidades e institutos”, comentou a ministra.