Nasceu a Alliance for OpenUSD

A parceria estimula a colaboração mundial no Universal Scene Description.

A Pixar, Adobe, Apple, Autodesk e NVIDIA, junto com a Joint Development Foundation (JDF), uma afiliada da Linux Foundation, anunciaram a Alliance for OpenUSD (AOUSD), que promove a padronização, o desenvolvimento e a divulgação da tecnologia Universal Scene Description da Pixar.

A parceria visa padronizar o ecossistema 3D desenvolvendo os recursos da Open Universal Scene Description (OpenUSD).

Ao ampliar a interoperabilidade de dados e ferramentas 3D, a parceria permitirá que desenvolvedores e criadores de conteúdo descrevam, criem e simulem projetos 3D em grande escala e criem uma variedade cada vez maior de produtos e serviços preparados para o recurso.

Criada pela Pixar Animation Studios, a OpenUSD é uma tecnologia de descrição de cena 3D de alto desempenho que oferece interoperabilidade abrangente entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho.

Já conhecida por permitir capturar expressões artísticas em colaboração e simplificar a produção de conteúdo para o cinema, a OpenUSD “é uma plataforma ideal para incorporar as necessidades de novas indústrias e aplicações por oferecer flexibilidade e ampla capacidade”.

A parceria escreverá especificações que detalham os recursos da OpenUSD para ampliar a compatibilidade, adoção, integração e implementação, o que permite que outras entidades de padronização a incorporem em suas especificações.

As especificações da OpenUSD serão desenvolvidas “de forma aberta, eficiente e eficaz na JDF” da Linux Foundation, permitindo que o projeto possa ser reconhecido futuramente pela International Organization for Standardization (ISO).

A AOUSD também organizará um fórum inicial para definir melhorias para a tecnologia em colaboração com todo o setor. A parceria convida diversas empresas e organizações a participar da etapa de definição do futuro da OpenUSD.