NEC instala KIOSKs no Aeroporto de Haneda em Tóquio

Colocados no terminal 2, os equipamentos contribuem para a redução do congestionamento nos aeroportos pela simplificação de procedimentos através da tecnologia de reconhecimento facial.
A NEC Corporation anunciou que recebeu um pedido da Agência de Serviços Aduaneiros e de Imigração do Japão para a instalação de KIOSKs de Declaração Aduaneira e de Imigração.
Os equipamentos serão utilizados de forma conjunta para as inspeções alfandegárias e imigratórias, facilitando estes mesmos procedimentos no Terminal 2 do Aeroporto de Haneda, bem como a criação de sistemas relacionados.
O início do projeto-piloto destes KIOSKs está previsto para o dia 31 de janeiro de 2024.
Ao registrar antecipadamente as informações necessárias através de um KIOSK instalado ao longo da passagem de entrada no aeroporto e ao ligar estas informações aos sistemas utilizados pela Agência dos Serviços Aduaneiros e de Imigração do Japão, “podem ser realizados procedimentos de declaração aduaneira e de imigração num só local, o que contribui para a fluidez dos processos de chegada e para a redução do congestionamento nos aeroportos”, explica a NEC.
À medida que vão chegando cada vez mais visitantes estrangeiros ao Japão, tem-se verificado um aumento acentuado do número de viajantes que escolhem opções eletrónicas para passar pela imigração e alfândega.
Além disso, tendo o governo estabelecido o objetivo de acolher 60 milhões de visitantes estrangeiros no Japão até 2030, “é fundamental assegurar que os procedimentos nos aeroportos sejam eficientes e sem problemas”.
Como tal, os procedimentos eletrónicos “estão a suscitar cada vez mais atenção”.