Novo IBM z16 apresenta IA em tempo real

O sistema conta com processador IBM Telum, para que clientes possam usar IA para obter insights em tempo real, e é o primeiro com segurança quântica.

A IBM deu a conhecer o novo IBM z16, um sistema de última geração com um acelerador de IA integrado no chip — entregando inferência otimizada de latência.

Esta inovação é projetada para permitir que os clientes analisem transações em tempo real em escala para cargas de trabalho de missão crítica, como cartão de crédito, saúde e transações financeiras.

Com base no histórico de liderança em segurança da companhia, o IBM z16 foi desenvolvido especificamente “para proteção contra futuras ameaças que podem ser usadas para decifrar as tecnologias de criptografia atuais”.

As inovações da IBM, incluindo o IBM z16, constituem “o pilar de tecnologia que sustenta a economia global há décadas” diz a Big Blue.

O mainframe da IBM “é essencial para ambientes de nuvem híbrida”, avaliado como uma plataforma “altamente segura para rodar cargas de trabalho mais críticas por dois terços das empresas Fortune 100”.

Na verdade, 45 dos 50 principais bancos do mundo, 8 das 10 maiores seguradoras, 7 dos 10 principais varejistas globais e 8 das 10 melhores empresas de telecomunicação estão usando, diz a IBM.

“A IBM é o padrão de excelência para o processamento de transações altamente seguras. Agora, com as inovações do IBM z16, nossos clientes podem aumentar a velocidade da tomada de decisões com inferência, exatamente onde seus dados de missão crítica residem”, disse Ric Lewis.

O SVP de IBM Systems acrescentou ainda que “isso abre enormes oportunidades para que as empresas virem o jogo em suas respectivas indústrias e se posicionem para oferecer melhores experiências aos seus clientes e resultados de negócios mais poderosos.”