Pagamento eletrônico com crescimento acelerado

Os mercados emergentes e de rápido crescimento têm registrado um imenso crescimento do comércio eletrônico no período pós-pandemia.

Em 2021 viu-se uma recuperação pós-pandemia em compras on-line com o mercado global de comércio eletrônico chegando nos 13 trilhões de dólares em valor, segundo informação divulgada pela Nikulipe.

O aumento das vendas online dos mercados emergentes e daqueles com forte desenvolvimento deverá contribuir “com 20% de todas as vendas no varejo em 2022”.

Os métodos de pagamento locais (LPM) desempenharam “um papel crucial no apoio ao crescimento desta atividade económica, estabelecendo uma infraestrutura de pagamento nativa e estável para apoiar a procura de compras em linha, tanto a nível local como transfronteiriço”.

Frank Breuss, CEO da Nikulipe e especialista em pagamentos transfronteiriços, compartilha sua visão geral sobre o cenário atual e as tendências em pagamentos nos mercados de rápido crescimento e emergentes.

Assim sendo, as transações na região LATAM são “dominadas principalmente por pagamentos em dinheiro e cartão com Visa e Mastercard como principais fornecedores”, diz.

Alguns países da região iniciaram suas iniciativas para promover métodos de pagamento alternativos. Por exemplo, o México anunciou recentemente a opção por um caminho regulatório semelhante ao da Europa, enquanto o Brasil “já está avançando para longe em seu roteiro de regulação bancária aberta”.

“O cenário da indústria de pagamentos da América Latina é bastante diversificado, mas dinheiro e cartão ainda são reis na região”, afirma Breuss.

“Embora a população sem conta ainda dependa de seus telefones celulares e dinheiro para fazer pagamentos, alguns países estão trabalhando em inovações de pagamento envolvendo a tecnologia Open Banking. A infraestrutura de pagamentos em maturação está em linha com o crescente apetite por bens internacionais e é apenas uma questão de tempo até que este mercado dispare para aumentar a atividade de comércio eletrônico”, disse também.

Os mercados emergentes continuarão a crescer “e assumirão uma parte mais significativa do mercado global de comércio eletrônico”.

Os comerciantes que entram nos mercados acima mencionados terão de resolver desafios únicos, oferecendo LPMs nativos “que estão sendo os preferidos pelos consumidores locais” e que variam entre os pagamentos móveis para serviços bancários online e ewallets em vez de pagamentos tradicionais com cartão vistos em mercados ocidentais estabelecidos.