Paulo Alvim no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O novo ministro atua há cerca de 40 anos no setor público, e ocupou diversos cargos, a maioria com foco na área de ciência e tecnologia.

Paulo Alvim, engenheiro civil, assumiu o cargo de ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), substituindo no cargo o astronauta Marcos Pontes.

O último ministro esteve no cargo ao longo dos últimos três anos, desde o início do governo Jair Bolsonaro.

Paulo Alvim era secretário de Empreendedorismo e Inovações da pasta.

Pontes deixou o cargo para disputar as eleições em outubro, segundo anuncia a Agência Brasil.

“Nós só vamos transformar esse país se a gente avançar de forma coesa, integrada e convergente, se avançarmos em educação, ciência e tecnologia. Não existe outro caminho”, afirmou Alvim.

O novo ministro é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

Atua há cerca de 40 anos no setor público, e ocupou diversos cargos, a maioria com foco na área de ciência e tecnologia.

Foi secretário adjunto no governo do Distrito Federal e chefe do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Brasília.

Paulo Alvim tem grandes desafios pela frente, especialmente em relação a investimentos.

O ministério vem tendo o orçamento achatado ao longo dos últimos anos. Os recursos disponíveis para financiamento de bolsas de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo, tem cerca de R$ 1,2 bilhão de verba este ano.

O valor representa a metade do que se tinha na comparação com as décadas passadas.