Pix bate novo recorde de operações em um dia

Os dados mais atualizados do Banco Central, referentes a fevereiro, registram 408,6 milhões de chaves Pix ativas no Brasil.

O Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, bateu novo recorde na última sexta-feira (04 de Março) com 58,5 milhões de operações realizadas em tempo real, segundo anuncia o Banco Central.

O recorde anterior havia sido alcançado em 4 de fevereiro, com 54,6 milhões de transações.

Recorde que com o Pix, os usuários podem fazer transações financeiras de forma instantânea a qualquer hora, sete dias por semana, utilizando um celular, um tablet ou um computador, com os recursos disponíveis para o recebedor em tempo real.

Ou seja, “é um jeito mais fácil de receber, pagar ou transferir o dinheiro”.

No mês de dezembro de 2021, ocorreu o maior número de operações do Pix, “com 1,4 bilhão”.

Em janeiro, foram realizadas 1,3 bilhão de operações e, em fevereiro, quando o mês é mais curto, foram 1,1 bilhão de transações.

Os dados mais atualizados do Banco Central, referentes a fevereiro, registram 408,6 milhões de chaves Pix ativas no Brasil.

A chave é como um apelido que identifica a conta do usuário. Ela representa o endereço da conta no Pix. Os quatro tipos de chaves que o usuário pode utilizar são CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória.

Do total de chaves ativas, 153 mil são chaves aleatórias; 100,9 mil são o número do CPF; 87,8 mil são o celular; e 59,4 mil o endereço do e-mail.

O Pix é um meio de pagamento, assim como boleto, Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Ordem de Crédito (DOC), transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento, débito, crédito e pré-pago.