PMEs: 3 vantagens de oferecer métodos de pagamento alternativos

Com o avanço dos meios de pagamentos e clientes buscando cada vez mais novas opções para realizar compras, PMEs agregam valor ao fazer parcerias com fintechs.

O mercado brasileiro está cada vez mais consciente dos benefícios de oferecer opções de pagamento alternativas  e de estabelecer parcerias com fintechs para agregar valor à sua oferta de serviços e produtos.

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento significativo no setor de fintechs no Brasil, impulsionado pela crescente demanda por soluções financeiras inovadoras e adoção de tecnologias avançadas.

Segundo relatório da Distrito, das 11.394 startups ativas no país, 1.290 atuam no setor financeiro.

Muitas pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras estão percebendo  as oportunidades proporcionadas pelas parcerias com as fintechs.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 48% consumidores brasileiros já adotam meios de pagamento digitais. Neste cenário, a adoção de soluções de pagamento flexíveis como uma estratégia para impulsionar vendas e melhorar a experiência do consumidor, se tornou uma necessidade para os negócios dentro da economia digital.

A Koin, por exemplo, fintech que introduziu o método BNPL “buy now pay later” no Brasil, lançou recentemente uma solução orientada ao pequeno e médio empresário. A empresa desenvolveu a KoinPay, uma nova plataforma para integrar múltiplos meios de pagamento para as PMEs.

Segundo Lucas Iván Gonzalez, CPO da Koin, a meta com a plataforma KoinPay este ano é chegar entre 500 e 1.000 lojas utilizando a solução: “A vantagem para o pequeno empresário está, principalmente, em agregar valor ao seu negócio e ter em uma única plataforma diversos meios de pagamento como pix, cartão, boleto a valores acessíveis e com a proteção de uma ferramenta antifraude. A experiência do checkout, da transação, se torna muito mais fluída e segura.”

O varejo online tem sido um dos principais impulsionadores dos meios alternativos de pagamento. Grandes players do comércio eletrônico estão permitindo que os clientes comprem produtos e paguem em parcelas posteriormente.

As três principais vantagens para empresas de pequeno e médio porte (PMEs) ao oferecer múltiplos meios de pagamento aos clientes são:

  1. Aumento das vendas e conversão: Ao disponibilizar diferentes opções de pagamento, as PMEs podem atrair um público mais amplo, pois os clientes têm mais flexibilidade para escolher a forma de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades financeiras.
  2. Melhoria da experiência do cliente: Oferecer múltiplas opções de pagamento demonstra que a empresa se preocupa com a conveniência e o bem-estar dos clientes. Os clientes podem adquirir produtos ou serviços imediatamente e pagar em parcelas posteriores. A experiência de compra é mais agradável e conveniente, aumenta a satisfação do cliente e incentiva a fidelização à marca.
  3. Fluxo de caixa mais estável: Ao oferecer mais opções de pagamento, principalmente a possibilidade de parcelamento, as pequenas empresas podem impulsionar as vendas e compensar qualquer impacto negativo no fluxo de caixa, além de garantir um fluxo de receita constante por meio dos pagamentos parcelados. Algumas fintechs ainda oferecem a opção de receber antecipado, que garante ainda mais segurança e dinheiro no caixa.