Prêmio de TIC para desenvolvimento sustentável com toque brasileiro

Seis projetos liderados pela Anatel concorrem a prêmio internacional e o público pode votar online até domingo.

Até 31 de março é possível votar nos projetos liderados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que concorrem ao prémio internacional WSIS.

O WSIS procura selecionar, entre candidatos de diversos países, os que melhor promovam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento sustentável.

Os projetos brasileiros liderados pela Anatel concorrentes ao Prêmio WSIS são: “Projeto Amazônia Integrada e Sustentável – Infovias da Amazônia”; “Acesso à informação e ao conhecimento – Projeto Piloto para Conectividade Escolar”; “Decisões Regulatórias orientadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”; e “Plano de Ação para Combater o Uso de Decodificadores Clandestinos – Iniciativa para prevenir o uso irregular de equipamento de TV”.

Eles concorrem nas categorias de Papel do governo e de todos os atores na promoção das TICs para o desenvolvimento sustentável (AL C1); Acesso à informação e ao conhecimento (AL C3); e Ambiente Facilitador (AL C6), respectivamente.

Os projetos Decisões Regulatórias e Combater o Uso de Decodificadores Clandestinos concorrem na mesma categoria (AL C6), mas é permitido apenas um voto por categoria.

Serão selecionados os cinco mais votados pelo público de cada uma das 11 categorias de 2024.

No mês de abril, jurados especializados elegerão, entre os cinco de cada categoria, os projetos vencedores. Eles serão anunciados dia 28 de maio em Genebra (Suíça), na cerimônia de entrega do Prêmio WSIS 2024.