Programa Conecta Rede moderniza instituições federais de ensino

O programa integra soluções já mapeadas como o Diploma Digital, a Plataforma Aprenda Mais, o Repositório ProEdu ou a Plataforma For.

Para modernizar a capacidade tecnológica e apoiar o processo de transformação digital das instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, foi lançado o Programa Conecta Rede.

A iniciativa abrange os institutos federais e centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II.

O Programa Conecta Rede foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O programa propõe o mapeamento dos desafios enfrentados pelas instituições e a prospecção de soluções digitais que possam fortalecer a atuação destas.

Foi elaborado um plano para aprimorar soluções e desenvolver pessoas em tecnologias digitais para que seja possível disponibilizar um portfólio de serviços, capacitação e consultoria.

A intenção é melhorar as instituições que poderão ofertar a educação profissional e tecnológica com mais qualidade e aderência ao cenário digital.

O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana, destacou a importância do programa: “A entrega de hoje é um ecossistema de inovação para a eficiência da rede federal, é reconhecer nas instituições todo o potencial que a gente tem, as suas maiores dores e como conseguimos resolver isso de forma conjunta, em rede.”

O Conecta Rede tem quatro eixos: prospecção e implantação de novas soluções para educação profissional e tecnológica; a implantação e manutenção de soluções já identificadas; a capacitação; e o apoio à gestão do programa Conecta Rede.

A ação prevê ainda uma ampla articulação com as instituições beneficiadas e contará com dois conselhos, um de gestão estratégica e um de gestão técnica.

Além disso, o programa integra soluções já mapeadas como o Diploma Digital, a Plataforma Aprenda Mais, o Repositório ProEdu, a Plataforma For, entre outros.