Programa de inovação SimLab comemora dois anos

O projeto aproxima a empresa dos mais diversos ecossistemas de inovação do país e incentiva a criatividade dos próprios colaboradores.

O projeto batizado de SimLab foi criado em 2021 com o objetivo de ser um programa de inovação e aceleração digital para originar ideias e melhorar processos e iniciativas da Simpress.

As propostas são recebidas tanto de colaboradores da companhia quanto de startups da área de tecnologia, o que faz do Simlab “um celeiro de inovação democrático e amplificado”.

De 2021 até agora, cerca de 400 projetos foram analisados.

“A inovação é uma cultura. Depois que ela está permeada na empresa, todos podem e devem colaborar”, afirma Carlos Pulici, diretor de Operações da Simpress.

Só neste ano, a companhia já recebeu mais de 150 ideias inovadoras, das quais mais de 10% foram aprovadas e estão sendo implementadas, refere a empresa.

Por meio do projeto, são lançados desafios de gestão em busca de ideias que possam melhorar processos nas áreas de eficiência operacional e logística; experiência do cliente; geração de leads; gerenciamento de produtos; field service e Recursos Humanos.

Todas as sugestões passam por duas análises do comitê multidisciplinar e são divididas em grupos numa fase inicial. Na sequência, seguem para outro comitê de aprovação, composto por diretores da Simpress.

Os projetos já implementados a partir das inovações avaliadas pelo SimLab visam melhorias tanto para o ambiente da própria Simpress quanto para os serviços oferecidos aos clientes.

Entre as iniciativas estão a aplicação de ferramentas de análise de dados voltadas a melhor experiência do cliente, de inteligência artificial generativa para otimizar o consumo de suprimentos e de acompanhamento analítico da satisfação do cliente.