Projeto Letramento Digital pode ser ampliado

Cidade do Paraná foi a primeira do país a implantar o projeto de inclusão digital desenvolvido pelo MCTI.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou uma escola municipal de Londrina (PR) que implantou o projeto Letramento Digital, uma política pública do MCTI voltado à inclusão digital.

A cidade paranaense foi a primeira do país a receber o projeto. A expectativa é atender 2 mil crianças nas escolas municipais com foco em robótica, prototipagem, criatividade e inovação.

“Aqui em Londrina, pude verificar essa experiência para, agora, ampliar para escala nacional. Precisamos incluir digitalmente as crianças”, defendeu a ministra ao conhecer as salas de aula e conversar com os alunos sobre os trabalhos desenvolvidos na escola.

Professora do 4º ano da escola e multiplicadora do Letramento Digital, Naara Jheniffer Santos contou que o trabalho de inclusão digital das crianças é gratificante: “Era um sonho ter essa oportunidade e passar o conhecimento para esses alunos. É muito bom ver como as crianças aprendem rápido”.

Coordenador-geral do Projeto pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti), José Augusto Prestes garante que os resultados são rápido e extraordinários: “Nós estamos concluindo uma turma de capacitação, e essas crianças já têm conhecimentos de programação e pensamento computacional. Hoje, já conseguem utilizar a tecnologia para solucionar problemas no seu dia a dia.”

A ideia do Letramento Digital é transformar os alunos em multiplicadores para repassar esse conhecimento para os mais jovens.

A ministra também visitou o Tecnocentro de Inovação, que abriga o programa Estação 43 – ecossistema de inovação de Londrina que reúne governo e sociedade civil na captação de recursos e no desenvolvimento de projetos inovadores.