Redes sociais agradam ao serviço público

Foi identificado aumento na disponibilidade para solicitação de serviços públicos pelos cidadãos via WhatsApp ou Telegram.

As redes sociais estão bem difundidas entre as entidades prestadoras de serviço público.

Dados da 5ª edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico indicam que 99% dos órgãos federais e 92% dos estaduais possuíam, em 2021, perfis em redes sociais.

Foi também identificado aumento na disponibilidade para solicitação de serviços públicos pelos cidadãos via WhatsApp ou Telegram.

A maioria das prefeituras tem acesso à internet por meio de conexão via fibra ótica (94%).

Com relação à disponibilização de dispositivos como notebooks, tablets ou celulares para professores e alunos, a CGI constatou que 44% das prefeituras tiveram alguma iniciativa desse tipo voltada a professores e apenas 13% disponibilizaram esses aparatos aos alunos.

O levantamento mostra que 30% das prefeituras disponibilizaram algum “pacote de dados, chip ou outros subsídios para conexão à Internet” a professores e que menos de 17% adotaram medidas similares voltadas a estudantes.

A 5ª edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico entrevistou por telefone 580 órgãos públicos federais e estaduais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de 3.543 de prefeituras. As consultas foram feitas entre agosto de 2021 e abril de 2022.