São Paulo recebe laboratório de tecnologia e inovação

Nascido de uma parceria entre a Liga Solidária e a NCR Foundation, o projeto funciona no Distrito Raposo Tavares, região com
poucos espaços de educação e cultura.

Um laboratório de tecnologia e ensino construído para atender a cerca de 780 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em uma das regiões mais vulneráveis da cidade de São Paulo: o Distrito Raposo Tavares.

Assim é o Espaço Maker, iniciativa inovadora que funciona na Liga Solidária, dentro do Complexo Educacional Educandário Dom Duarte.

O objetivo é estimular a Cultura Maker, promovendo ​a criatividade e a exploração de diferentes tipos de materiais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Liga Solidária e a NCR Foundation.

O nome Espaço Maker se justifica: as oficinas oferecidas têm seu foco no processo criativo da Cultura Maker, extensão da filosofia Do It Yourself (Faça você mesmo), que surgiu no final dos anos 1960.

A ideia é que ensino e inovação caminhem juntos e que os educadores do projeto atuem como instigadores do protagonismo jovem.

As cerca de 800 crianças e adolescentes do projeto são atendidos pela Liga Solidária no Programa Crianças e Adolescentes.

No Espaço Maker, eles se reúnem em equipes para trabalhar em projetos, criar e experimentar resultados. São 26 turmas, com cerca de 30 alunos cada, com atividades semanais de 50 minutos, de terça a sexta, das 8hs às 16hs.

Entre as oficinas do Espaço Maker, estão: Tecnologia Desplugada; Aprendizagem Criativa; Iniciação à Robótica; Makey Makey; Jogos Educativos (Scratch); Robótica Lego; e Sustentabilidade (5Rs).

“Com o centenário da Liga Solidária, em 2023, o maior desafio da nossa gestão é permanecermos sempre sintonizados com as necessidades da sociedade. A parceria com a NCR Foundation contribui para esse objetivo e chega em excelente momento, pois as oficinas oferecidas acompanham as exigências dos novos tempos”, afirma Rosalu Queiroz, presidente voluntária da Liga Solidária.

“O Projeto é uma iniciativa inovadora e oferece possibilidades para que crianças e adolescentes tenham contato com tecnologias que oportunizem a construção de um pensar crítico. As atividades planejadas têm o objetivo de promover o protagonismo, possibilitando a exploração de diferentes tipos de materiais e ferramentas e proporcionando experiências que auxiliem no desenvolvimento da criatividade”, refere Neide Cavalcante, coordenadora do Programa Crianças e Adolescentes da Liga Solidária.