Saúde mais informatizada com nova política

Ela está trazendo uma série de incentivos à informatização, segurança e uso de dados por instituições públicas e privadas do setor da saúde.  

O Conselho Nacional de Saúde baixou uma nova resolução, definindo a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS).

Ela está trazendo uma série de incentivos à informatização, segurança e uso de dados por instituições públicas e privadas do setor da saúde.

No que diz respeito à informatização das instituições públicas e privadas, a política vem definir uma “indução à informatização com padrão mínimo para infraestrutura e segurança de TIC a ser alcançado”

O objetivo está sendo “acelerar a adoção de sistemas de prontuários eletrônicos, de apoio à decisão e de gestão como parte integradora dos serviços e processos de saúde”.

Está-se ainda trabalhando em uma disseminação da ‘saúde digital’, tanto internamente como na experiência dos usuários.

Prevê também o incentivo a projetos de criação de soluções digitais e espaços de aprendizagem no contexto de atenção à saúde.

O uso de dados é parte desse processo, com a adoção de padrões e protocolos de interoperabilidade, o uso de big data em saúde, para fornecer evidências para políticas, pesquisa e planejamento para que as descobertas na saúde digital se traduzam em ações, bem como a disponibilização de dados armazenados na RNDS.

A política prevê um conjunto de outras medidas na educação da saúde, estímulo a parcerias com os cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde, entre muitas outras.