Start-ups na rota da IA
A iniciativa faz parte da primeira rodada do edital da Finep “Soluções de IA para o Poder Público”.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Finep assinaram contratos com startups que vão usar as ferramentas da Inteligência Artificial para solucionar desafios do governo.
A iniciativa faz parte da primeira rodada do edital da Finep “Soluções de IA para o Poder Público”, uma parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O edital selecionou oito empresas para o desenvolvimento de soluções para o Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
As startups vão usar a IA para modernizar desafios como atendimento ao cidadão; resposta a reclamações; análise de processos e cadastros.
O investimento em subvenção é de R$ 23 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Durante a cerimônia, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, exaltou a parceria entre as pastas e o foco em inovação para melhorar serviços públicos: “Essa parceria com o MCTI é muito importante. O governo está finalizando uma Estratégia Nacional de Compras Públicas, e temos um foco para as compras em inovação. Nosso ministério foi criado para promover uma gestão pública eficiente e inovadora”.
No segundo semestre, o ministério deve lançar a segunda e a terceira rodada do edital de IA para o Poder Público com mais de 20 desafios de instituições como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Inmetro.