TIM Brasil apresenta assistente virtual com voz semelhante a humana

Operadora é a primeira no Brasil a adotar tecnologia de voz neural, que usa a solução text-to-speech, recurso do serviço Azure Speech integrado a IBM Watson.

A TIM Brasil vai oferecer uma experiência de atendimento ao cliente diferente: a TAIS, assistente virtual da operadora, passa a contar com voz 100% sintetizada e realista, combinando padrões de emoção e entonação humana, em seus canais de atendimento telefônico.

A solução foi desenvolvida com o uso da inteligência artificial (IA) da Microsoft Azure.

Desta forma, os clientes que entrarem em contato com a operadora ouvirão uma voz semelhante a humana, produzida por meio desta tecnologia.

A empresa “é a primeira brasileira do segmento” a adotar a tecnologia pelo canal, que usa a solução neural text-to-speech(TTS), recurso do serviço Azure Speech integrado a IBM Watson.

A iniciativa está alinhada ao objetivo da TIM de se tornar “a operadora mais querida pelos consumidores, oferecendo um atendimento ainda mais ágil e eficiente”.

Com a solução TTS Neural da Azure AI, é possível transformar textos em diálogos naturais realistas, abandonando o padrão robótico.

A tecnologia possibilita “uma experiência mais humanizada e já está em funcionamento em todo atendimento SAC para clientes dos serviços móvel e residencial”.

“Somos uma empresa de tecnologia e a inovação está no nosso DNA. A Azure Neural TTS é uma evolução fantástica que possibilitará, por meio da inteligência artificial, uma experiência personalizada para cada cliente da TIM”, comenta Olímpio Fernandes, Diretor de Cognitive Experience Center na TIM.

O projeto, realizado em parceria com o time de consultoria da IBM e Interactive Media, “representa um marco para o atendimento por meio da IA”.

A novidade possibilita, ainda, ajustes de locução, velocidade, tom e pronúncia, além de utilizar mais de 400 vozes em 140 idiomas, permitindo maior customização dependendo do contexto e do público-alvo.