União Europeia está legislando sobre uso de USB-C

Esta deve ser a porta de carregamento comum para todos os telefones celulares, tablets e câmeras na UE, até o outono de 2024.

A União Europeia definiu até o outono de 2024 para que o padrão USB-C se torne a porta de carregamento comum para todos os telefones celulares, tablets e câmeras.

A ideia dos representantes do Parlamento e do Conselho é que se adote um único carregador comum para assim diminuir o incômodo para os consumidores mas também reduzir o lixo eletrônico.

Esta é uma decisão que afeta principalmente a Apple, que utiliza o padrão proprietário lightning e espera-se um pronuncio da marca da maçã.

Sob as novas regras, os consumidores não precisarão mais de um dispositivo de carregamento e cabo diferentes toda vez que comprarem um novo celular.

Passa agora a ser possível usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos como celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis ​​por cabo com fio terão.

Finalmente, a UE define que os laptops também terão que ser adaptados aos requisitos USB-C em até 40 meses após a entrada em vigor.