Venda de wearables em queda no Brasil

Estudo da IDC revela que primeiro trimestre teve números piores do que os do mesmo período do ano passado.

A venda de wearables no Brasil apresentou uma queda de 8,7% no período que compreende o primeiro trimestre de 2023.

Os valores comparam com o mesmo período do ano passado, numa informação divulgada pelo estudo IDC Tracker Brazil Wearables Q12023, realizado pela IDC Brasil.

Assim  sendo, entre  janeiro e março, foram vendidas 1.210.334 unidades de dispositivos vestíveis no país, tendo em conta sete categorias diferentes: fitband, advanced smartwatch, basic smartwatch, truly wireless, earwear/over ear, fones de ouvido tethered e earwear/others.

De todos os tipos de produtos analisados pela IDC, a unica subida conseguida foi para os  fones de ouvido truly wireless, com alta no período e um crescimento de 45,3% nas vendas, em um total de 303.191 unidades.

“Há um aumento significativo nos resultados de fones de ouvido truly wireless que não se vê nos demais modelos. Isso se deve ao maior interesse dos consumidores pelo produto sem fio e, principalmente, por uma tendência de redução de seus preços”, lembrou Andréia Chopra, analista de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil.

O mesmo estudo mostra ainda que o mercado de wearables dá, no entanto, sinais de recuperação já que existe uma evolução de 11,1% frente ao trimestre anterior.

Com isso, a expectativa é de que o setor encerre o ano inteiro de 2023 com crescimento na maioria de suas categorias.