5G chega em Centro Cirúrgico de São Paulo

Parceria entre Claro, Embratel, InovaHC e startup NuT está garantindo o uso da tecnologia, que deve começar a operar na primeira metade do ano.

A sala de cirurgia robótica do centro cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) vai estar usando tecnologia 5G .

O projeto surge em resultado de um programa de colaboração entre a Claro, Embratel, e InovaHC, núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

A estrutura para os primeiros testes já está implantada e a operação deve começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Vai fazer-se, para já, uma prova de conceito, teste onde os parceiros vão incluir os dados de um paciente por meio da tecnologia 5G para verificar a segurança e estabilidade da rede.

As informações de monitoramento do paciente cirúrgico são integradas a uma base de dados que permite o acompanhamento e avaliação pela equipe médica de forma remota.

Dessa forma, os parceiros poderão fazer a avaliação tecnológica de latência (tempo que demora da transferência de informações dentro da rede), velocidade, estabilidade, qualidade e segurança da transmissão dos dados via tecnologia 5G.