Anatel e Ministério das Comunicações realizam Blitz da Telefonia Móvel na Paraíba

Equipes da Agência estão realizando monitorações de qualidade e cobertura nas redes 4G e 5G na região metropolitana de João Pessoa.

A primeira edição de 2024 da Blitz da Telefonia Móvel ocorreu na região metropolitana de João Pessoa (PB).

Para o evento público da Blitz, foi montada uma estrutura na cidade de Cabedelo, região portuária da grande João Pessoa, onde foram realizados testes em tempo real do desempenho das taxas de vazão de dados em 4G e 5G das redes nas prestadoras do serviço móvel.

A Blitz da Telefonia Móvel faz parte do programa ConectaBR e ocorreu, no ano passado, em São Luís (MA) e Cuiabá (MT).

O superintendente de Fiscalização, Marcelo Alves, destacou que a Anatel está sempre acompanhando a prestação dos serviços de telecomunicações no país, “no entanto, a Blitz possibilita um olhar aprofundado” de modo que “para realizar a Blitz, trazemos os equipamentos mais avançados de testes e nossa equipe de fiscalização mais especializada no assunto no Brasil”.

Para o gerente Eduardo Jorge Rodrigues, “o evento foi uma excelente oportunidade de ação no cumprimento de uma política pública que já está influenciando diretamente na vida dos cidadãos”.

Destacou, ainda, como foi importante “acolher as demandas dos parlamentares e representantes de diversos segmentos da sociedade paraibana pessoalmente, pelas ruas da cidade.”

Durante toda a última semana de janeiro, equipes da Anatel estão realizando monitorações de qualidade e cobertura nas redes 4G e 5G na região metropolitana de João Pessoa-PB.

Uma lista com vinte pontos foi elaborada, abrangendo locais nos quais foram recebidas reclamações do Sistema Anatel Consumidor, assim como setores industriais, demandas dos parlamentares, e locais urbanos cuja cobertura do serviço móvel é sabidamente deficitária como o Centro de Convenções da capital paraibana.

Participaram das ações em campo servidores da Anatel Paraíba (UO062), da Anatel Pernambuco (GR06) e da Anatel Rio de Janeiro (GR02), além do próprio superintendente de Fiscalização da Anatel, que foi a campo para acompanhar as medições.