Ataques cibernéticos quase dobram em cinco anos

Estudo revela aumento de quase 350% na detecção de malwares de e-mails no último ano, indicando uma tendência de uso de anexos maliciosos nos ataques.

O balanço anual da Trend Micro dispara um alerta para a necessidade de as empresas adequarem seu arsenal de segurança cibernética.

Em 2023, foram bloqueadas quase 161 bilhões de ataques, 10% a mais do que em 2022 e quase o dobro do número de ameaças registradas há cinco anos, que foi de aproximadamente 82 milhões.

Analisando os tipos de ataques realizados em 2023, nota-se que as investidas via arquivos contaminados apresentaram o maior crescimento (35%, conforme gráfico acima), forte indicador de que os atacantes estão selecionando suas vítimas mais cuidadosamente.

“Em vez de dispararem uma enorme quantidade de e-mails ou sites com links maliciosos, os criminosos cibernéticos adotaram a estratégia de atingir menos alvos, só que com maior potencial de ganho financeiro. Eles fazem isso contornando camadas de detecção precoce, como filtros de rede e de e-mails, o que explica o aumento nos arquivos maliciosos em endpoints”, detalha Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro no Brasil.

Entre outras tendências observadas no relatório estão uma variedade e sofisticação nos ataques de Ameaça Persistente Avançada (APT, do inglês Advanced Persistent Threat), especialmente nas táticas de evasão de defesas e também o aumento de quase 350% na detecção de malwares de e-mails.

Já as detecções de URL maliciosas e phishing caíram 27%, enfatizando novamente a tendência de uso de anexos maliciosos nos ataques.

Houve ainda um crescimento de 16% nas detecções de Business Email Compromise (BEC), também conhecido como fraude do CEO e uma queda de 14% nas detecções de ransomware.

A Tailândia e os EUA foram os mais atacados por ransomware em 2023, com o setor bancário sendo o principal alvo do cibercrime.A

Diz ainda a Trend Micro que as principais detecções do MITRE ATT&CK foram evasão de defesa, Comando & Controle, Acesso Inicial, persistência e impacto.

O acesso a aplicativos em nuvem de risco foi o principal evento detectado pelo serviço de gerenciamento de risco da superfície de ataque da Trend Micro, registrando quase 83 bilhões de tentativas.

A Zero Day Initiative da Trend Micro descobriu e divulgou 1.914 ameaças de Zero Day, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Estas incluíram 111 bugs do Adobe Acrobat e do Reader. O Adobe foi software mais vulnerável e o PDF o tipo de anexo de spam número um.

“Estamos bloqueando mais ameaças do que nunca e os adversários mostram cada vez uma variedade e sofisticação maior nos ataques, especialmente na evasão defensiva. Nosso relatório aponta a necessidade de um gerenciamento proativo do risco em toda a superfície de ataque, para entender as estratégias dos adversários e agir de forma eficaz”, recomenda Jon Clay, vice-presidente de Inteligência de Ameaças da Trend Micro.