Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre ativam 5G

Decisão do Gaispi permitiu que antenas 5G entrassem em operação nas três capitais, na faixa que garante as melhores potencialidades no uso da tecnologia de quinta geração.

Os consumidores de Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS já podem ter acesso ao 5G standalone  desde final de julho.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz (conhecida como faixa de 3,5 GHz) para essas capitais.

Com a decisão do Gaispi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai emitir os boletos para pagamento das taxas de instalação das antenas de 5G na faixa de 3,5 GHz nessas três capitais.

Após a confirmação do pagamento pelas prestadoras da telefonia móvel, as empresas podem iniciar as operações na faixa em 3,5 GHz.

A utilização da tecnologia 5G, conforme autorizado pelo Gaispi, permite a plena aplicação das potencialidades da tecnologia, com altas velocidades de download e de upload.

O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades.

O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.