Capacita gov.br apresenta cursos de transformação digital

Novo ambiente reúne 74 cursos, dos quais seis de forma inédita, voltados para profissionais da União, estados e municípios que buscam impulsionar a digitalização dos serviços públicos.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, apresentou o Capacita gov.br, que reúne cursos e certificações gratuitas do Governo sobre transformação digital.

Desenvolvidos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), os atuais 74 cursos, dos quais seis inéditos, são voltados, principalmente, para profissionais de órgãos da União, estados e municípios que buscam impulsionar a digitalização dos serviços públicos.

As capacitações estão divididas em seis áreas do conhecimento: ciência de dados; transformação ágil; liderança e inovação; governança e gestão de TIC; segurança e privacidade; e transformação digital.

Os eixos temáticos foram construídos “com o objetivo de possibilitar um aprendizado direcionado aos objetivos e habilidades em transformação digital”.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, explica que a iniciativa faz parte da estratégia de Governo Digital “de desenvolver equipes com competência em transformação digital, investimento que retorna para a população em forma de prestação de serviços mais modernizados e eficientes”.

Os cursos são oferecidos na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G), com direito a certificações.

Entre os cursos disponíveis estão duas certificações avançadas: Gestor Ágil para Transformação Digital e Transformação Digital – Fundamentos.

As capacitações possuem carga horária total de 175 horas e 133 horas, respectivamente.