Cenário 4G muda no Brasil

No 5G, houve outra virada e a Claro está na frente com 35 municípios enquanto TIM e Vivo estão empatadas com oito municípios cada.

A aquisição da Oi Móvel, aprovada em abril pela Anatel, veio contribuir de forma significativa para mudar o cenário de cobertura 4G no Brasil.

Assim, em março, e segundo dados do Portal Teleco, a Oi detinha presença em 3499 municípios mas em abril o cenário mudou e a TIM – com a incorporação da base da Oi- passou a ser a líder, assegurando presença em 4891 municípios.

Por seu lado, a Vivo está presente em 4577 municípios, a Claro em 3067 municípios e existem ainda 26 municípios sem qualquer operadora móvel e 1629 municípios seguem sendo atendidos por apenas uma operadora. O atendimento por duas operadoras apenas, está acontecendo em 1246 municípios

Contas feitas, quase 30 milhões de brasileiros têm atendimento de apenas uma ou de duas operadoras, criando um monopólio ou duopólio na oferta do serviço móvel celular.

O mesmo estudo indica ainda que, no 5G, houve outra virada e a Claro está na frente com 35 municípios enquanto TIM e Vivo empatam em oito municípios.