CNPq tem novos diretores

Professor Olival Freire Júnior será o diretor científico do CNPq mas também foram conhecidos os diretores de Cooperação Institucional e de Gestão Administrativa.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou três novos diretores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O professor Olival Freire Júnior assumirá a Diretoria Científica, recentemente criada a partir da fusão das Diretorias de Engenharias, Ciências Humanas e Sociais e de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde.

Membro do Conselho Deliberativo do CNPq, Dalila Andrade Oliveira será diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI), enquanto Laudir Francisco Schmitz, que é mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília, vai ocupar a Diretoria de Gestão Administrativa (DADM).

Olival Freire Júnior é professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Física e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência, é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Dalila Andrade Oliveira é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Atualmente, compõe o Conselho Deliberativo do CNPq como membro da comunidade científica e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Já Laudir Francisco Schmidt possui formação em Administração Pública, sendo bacharel pela Universidade Federal de Santa Catarina,  especialista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre pela Universidade de Brasília.

Possui ainda vasta experiência em finanças públicas. Laudir foi ainda diretor de Planejamento, Orçamento e Administração da Agência Espacial Brasileira, entidade vinculada ao MCTI.

As nomeações devem ser publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Imagem: MCTI Brasil