Conectividade, inteligência artificial e universo TIC em debate no Futurecom 2023

Entre as temáticas que permeiam o universo de telecomunicações está a busca pelo novo equilíbrio para a racionalização do uso das redes.

O Futurecom 2023 traz para debate temáticas fundamentais que irão se conectar com o tema central do evento: “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”.

Entre as temáticas que permeiam o universo de telecomunicações está a busca pelo novo equilíbrio para a racionalização do uso das redes (com aplicações de Fair Share, Net Fee, Cost Recovery ou Senders-Pay Initiative).

Para tanto, a sustentabilidade das redes e compartilhamento de investimentos em infraestrutura trazem diferentes perspetivas, “com potencial de mudar as dinâmicas em todo o ecossistema”.

Esse debate pretende trazer luz sobre os principais pontos e contrapontos do novo momento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Entre eles, destacam-se a contribuição das big techs para fundos setoriais de infraestrutura, cobrança de uso de redes, políticas públicas para uma relação mais equilibrada em todo o ecossistema, flexibilização da regulação das telecom, limitação de franquias, inclusão digital e a conectividade significativa diante de novos cenários, além de questões ligadas à neutralidade de rede e evolução do Marco Civil da Internet.

“Redes Privativas – a grande virada de chave para a conectividade das empresas e de cidades mais conectadas e digitais” também terá um amplo debate no evento.

À medida que as necessidades e os desafios de conectividade relacionados à cobertura, capacidade, confiabilidade e controle evoluem, a implantação de uma rede privada tem se mostrado atrativa para todo o ecossistema.

No entanto, é urgente a exigência de que os parceiros de soluções de rede privada tenham uma compreensão profunda de seus requisitos de negócios. Com isso, a discussão será em torno das múltiplas possibilidades deste assunto e as tecnologias envolvidas.

Segundo o relatório TIC Domicílios 2022, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 80% das residências brasileiras têm acesso à internet.

Com uma onda crescente de fusões e aquisições de provedores de internet e a participação das grandes operadoras em um mercado onde 71% das casas já estão conectadas via banda larga fixa.

tecnologia terá espaço especial nos painéis de debate com temas como a Inteligência Artificial (IA), com demonstrações da evolução das ferramentas de IA a serviço das pessoas e empresas, ao desenvolver melhores produtos e serviços que atendam às dores reais no mundo analógico e digital, com destaque para o verdadeiro potencial da IA, IA generativa, IA Aumentada, Machine Learning, Deep Learning, suas aplicações transversais e como evitar o viés dos dados.

Além de IA, outros temas irão permear as discussões no campo tecnológico: como vencer o gap global de profissionais de TIC e os skills mais desejados até 2025 ou Estratégias data driven: data lake, cooperativa de dados, data space, IoT data driven, data storytelling, por exemplo.