Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

Tentativas de fraude de identidade geram prejuízo superior a 50 milhões de dólares por ano, para 20% das grandes companhias.

Essa é uma das conclusões do estudo global “O Futuro da Verificação de Identidade Global”, da Docusign realizado em parceria com Onfido, uma empresa Entrust.

Ainda de acordo com o levantamento, o custo anual para empresas com mais de 5.000 funcionários fica em média 13 milhões de dólares.

O estudo destaca o crescimento das fraudes de identidade nas empresas. E, no Brasil, essa percepção é ainda maior: 79% das companhias concordam que as tentativas de fraude de identidade estão aumentando, enquanto a porcentagem global foi de 69%.

Dentre os motivos para o crescimento das ameaças de fraudes na América Latina estão o aumento das transações digitais e do mobile e a falta de conhecimento dos consumidores sobre as melhores práticas de proteção.

Além de mais frequentes, os ataques estão se tornando mais sofisticados, especialmente em função do uso de IA.

Assim, 51% dos respondentes revelaram que as tentativas de fraude são mais comuns no momento de colocar nomes de usuário e senhas, destacando a vulnerabilidade da autenticação básica de fator único.

Por outro lado, apenas 21% das organizações relataram tentativas de fraude ao usar biometria facial, reforçando a eficácia das soluções avançadas e tecnológicas de autenticação.

Diz o estudo também que a tecnologia pode desempenhar um papel crucial para a prevenção de fraudes de identidade.

No Brasil, 59% das empresas acreditam que a fraude é um problema que podemos resolver completamente com a tecnologia certa, enquanto a porcentagem global é de 40%.

As companhias, inclusive, estão intensificando o uso de segurança avançada para combater as fraudes de identidade, apesar das preocupações sobre atritos à experiência do cliente.

Embora 58% dos entrevistados tenham afirmado estar preocupados que controles de fraude mais rigorosos possam frustrar os consumidores, a grande maioria reconhece os benefícios dos investimentos em ferramentas de verificação de identidade (IDV).

Cerca de 70% dos entrevistados concordam que investir em tecnologia é a melhor maneira de mitigar o risco financeiro da fraude de identidade; 74% afirmaram que suas organizações planejam aumentar seus investimentos nesse tipo de solução; 52% das empresas que usam soluções IDV economizaram mais de 1 milhão de dólares, e as grandes companhias economizaram em média mais de 8 milhões de dólares; e, as companhias que utilizam verificação de identidade (IDV) estão duas vezes mais satisfeitas do que aquelas que não utilizam IDV.

“As soluções de IDV mais sofisticadas, que usam biometria e IA, habilitam mais segurança, sem negligenciar a experiência do usuário. Nesse ponto, as empresas que lideram a adoção desse tipo de tecnologia também experimentam com mais rapidez os benefícios de seu uso: além do aumento da proteção de dados, experimentam também os resultados de conquistar mais confiança por parte do mercado em relação aos seus negócios”, comenta Marcelo Salles, vice-presidente de Vendas da Docusign Brasil.

O estudo “O Futuro da Verificação de Identidade Global” foi conduzido entre novembro e dezembro de 2024, foram ouvidos 1.413 tomadores de decisão de negócios e TI para soluções de verificação de identidade (IDV) em organizações com mais de 150 funcionários que precisam verificar a identidade de seus usuários.

Os entrevistados eram dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, México, Brasil, Austrália e Japão.