Grupo Stefanini vai às compras

Por meio da Safeway, Grupo Stefanini adquire 100% da Protega para complementar seu portfólio de segurança.

Com o avanço da tecnologia, especialmente com a crescente utilização da Inteligência Artificial Generativa, criminosos virtuais têm aproveitado as vulnerabilidades para realizar ataques cada vez mais sofisticados.

Relatório da Trend Micro revela recorde em 2023, com o total de 161 bilhões de ameaças bloqueadas em todo o mundo, o que representa crescimento de 10% em relação a 2022, quando ocorreram 146 bilhões de ataques.

O levantamento mostra ainda que os principais alvos das campanhas de malware de 2019 a 2023 foram os setores industrial, governamental, de saúde, educação e o sistema bancário.

Para auxiliar os clientes nesse cenário desafiador em busca de resiliência cibernética, o Grupo Stefanini , por meio de sua venture Safeway, anunciou a aquisição de 100% da Protega, empresa com sede em Campinas (SP) e com uma carteira de mais de 300 clientes, entre eles Crefisa, Hapvida, Yamaha Motors, Sicoob, Unimed e grandes bancos.

Com mais de 22 anos de experiência neste mercado, 9.300 projetos de segurança desenvolvidos e mais de 360 mil dispositivos corporativos protegidos, a Protega passa a integrar a plataforma Stefanini Cyber, que deve fechar o ano com receita global acima de R$ 200 milhões.

“Temos um plano agressivo de investimentos para os próximos anos. Até 2026, o Grupo Stefanini destinará R$ 1 bilhão para novas aquisições, sendo que área de cibersegurança será uma das prioridades”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini.

Atualmente, a Protega atua em três grandes frentes: Centro de Operações de Segurança (SOC)/Managed Security Services (MSS); consultoria em governança, riscos e compliance (GRC) e, por último, integração de software e hardware de grandes fabricantes como Trend Micro, Fortinet, Senha Segura, Tenable, IBM Security e Force Point.

“A aquisição da Protega, um dos maiores integradores de fabricantes renomados como Fortinet e Trend Micro, reforça significativamente nossa plataforma de cibersegurança e consolida nossa estratégia de oferecer um serviço abrangente ‘one-stop shop’. Isso nos posiciona como um facilitador completo em cibersegurança, GRC e compliance para nossos clientes ao redor do mundo”, destaca Umberto Rosti, CEO da Safeway, venture que crescerá, em 2024, cerca de 50% organicamente.

Além do portfólio, a chegada da Protega complementará a atuação geográfica do grupo. A empresa também tem escritórios na capital paulista, em Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Nova York, nos Estados Unidos.