Huawei e Amazon assinam acordo global de patentes

A Huawei foi, pelo sexto ano consecutivo, o principal requerente de patentes, contabilizando um total de 7689.

A Huawei e a Amazon estabeleceram um acordo plurianual, global, de licenciamento de patentes.

Alan Fran, head do Intellectual Property Rights Department da Huawei anunciou que a empresa tecnológica “tem o prazer de trocar direitos de patente com a Amazon”, e explicou que este licenciamento “expande o número de empresas que podem usar o que, de outra forma, seriam tecnologias exclusivas”.

Algo que, consequentemente, “fornece aos consumidores produtos e serviços mais inovadores”, acrescentou ainda o mesmo responsável.

Já na voz do vice president de IP da Amazon, Scott Hayden, existe um enunciar de “respeito pelo portefólio mundial de patentes, as inovações e os contributos da Huawei para o processo de padronização”.

Além disso, refere especificamente que “a Amazon também respeita os esforços da Huawei para licenciar as suas patentes a empresas como a Amazon, que utiliza frequentemente as normas técnicas da indústria quando trabalha no desenvolvimento de novos produtos e serviços para os clientes”.

Sabe-se ainda, segundo o PCT Yearly Review 2023, que a Huawei foi, pelo sexto ano consecutivo, o principal requerente de patentes, contabilizando um total de 7689 pedidos publicados em 2022.

Foi também a tecnológica que criou o maior número de famílias de patentes orientadas para o estrangeiro através do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes entre 2017 e 2019, com a criação de 9092 famílias desta categoria.