IA generativa vai gerar impacto no Brasil já nesse ano

A IDC Brasil veio apresentar suas previsões para este ano de 2024, dentro do segmento de TI e de Inteligência Artificial em uma conferência de imprensa.

De acordo com a companhia, as soluções de IA generativa “vão começar a gerar valor para as empresas” que estiverem prontas já desde esse ano de 2024.

Diz a IDC que mais de 90% das empresas de grande porte “já possuem algum caso de uso habilitado para Inteligência Artificial”.

No que respeita à IA generativa, o grande desafio está passando por costurar fontes de dados, governança, processos e objetivos de negócio que permitam “gerar valor de maneira efetiva, seja para clientes internos ou externos”.

Por outro lado, 37% das organizações entrevistadas pela IDC, refere que seu principal obstáculo a ultrapassar é conseguir garantir a segurança e a inviolabilidade dos dados usados para alimentar os modelos.

Dentro desse cenário, o impacto para TI e negócios consiste na maior difusão de uma estratégia de dados.

A IDC prevê mais do que o dobro dos gastos com IA generativa em 2024, atingindo os US$ 120 milhões enquanto os serviços relacionados a essa tecnologia e à IA no geral deverão ultrapassar os US$ 459 milhões no ano.