Tecnologias emergentes abrem campo para novos modelos de negócios

Interação entre IA e IoT gera oportunidades para desenvolvimento de aplicações que possibilitam a conectividade e a interação entre dados, pessoas e negócios.

Os novos modelos de negócios nascidos na economia digital são capazes de transformar o comportamento e abrir novas frentes de trabalho.

Tecnologias como a Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IA e IoT), e a integração entre elas, resultam em modelos negócios antes impossíveis sem conectividade.

Essa é uma das discussões que vão despertar o interesse dos participantes do Futurecom 2023.

O Futurecom reunirá a comunidade da tecnologia da informação para uma nova rodada de integração e exposição de casos de sucesso sob o tema Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”.

“Se pensarmos com foco nas necessidades do consumidor, questões como full service, logística, saúde, indústria, tudo está conectado entre si. A interação de atividades como essas por meio da coleta de informações é que dá uma nova forma de prestar serviços e beneficiar a sociedade”, comenta Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom.

Em encontro promovido pelo Futurecom em parceria com a Distrito, em São Paulo, representantes de empresas e entidades de classe do setor das TICs discutiram como as startups têm gerado novas formas de atender as necessidades do público consumidor.

Sob o tema “IA e a In (finitude) de aplicações”, o evento contou com dois painéis conduzidos por Hermano Pinto e Gustavo Araujo, cofundador e CIO da Distrito.

No primeiro painel, o debate teve como tema “Early Applications of AI Generative: aprendizados de quem já utiliza em seus negócios” e contou com a participação de Tiagy Mansur Lima, da Cogna Educação; Valter Wolf, presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial; e Rafael Borger, do iFood. Abordaram como vários setores da economia já usam a Inteligência Artificial generativa para avançar na produtividade de tarefas e até criar novas aplicações como, por exemplo, a possibilidade de criar projetos de redes de comunicação. Outra área citada é a jurídica. Wolf acredita que “os 50 milhões de processos em tramitação no Brasil podem ganhar agilidade na geração e na predição de sentenças, além da formulação de acordos”.

“Visão das startups: o céu (não) é o limite. Novos modelos de negócios e soluções baseados em IA generativa” e que abordou a capacidade de as startups passarem a expor como as tecnologias emergentes estão trazendo oportunidades para as empresas oferecerem serviços mais eficientes.

O foco neste painel foi a IA auxiliando no sucesso do Customer Experience (CX) em interação com respostas personalizadas e mais próximas do atendimento humano nas redes sociais, e-mails e aplicativos da internet fixa e móvel, conforme descreveu Amadeus.

Na medida em que novos recursos oferecidos pela tecnologia ganham escala no mercado, os serviços oferecidos para impulsionar negócios ficam mais baratos.

“É a democratização da tecnologia”, como ressalta Gustavo Araújo, da Distrito.