IBM anuncia disponibilidade da série de modelos watsonx Granite

Série de modelos watsonx Granite para empresas, desenvolvida pela IBM, agora estão disponíveis para ajudar corporações a construir e escalar a IA generativa.

A IBM anunciou a disponibilidade geral dos primeiros modelos da série watsonx Granite, uma coleção de modelos para avançar a infusão de IA generativa em aplicações de negócios e fluxos de trabalho.

A empresa também confirmou que as proteções contratuais padrão de propriedade intelectual para produtos IBM serão aplicadas aos modelos de IA watsonx desenvolvidos pela IBM.

Os Modelos Granite aplicam IA generativa às modalidades de linguagem e código. 

Reconhecendo que um modelo único não atenderá às necessidades exclusivas de cada caso de uso comercial, os  modelos Granite foram desenvolvido em tamanhos diferentes.  Esses modelos da IBM, construídos em uma arquitetura decodificadora, visam ajudar as empresas a dimensionar a IA.

Por exemplo, as organizações podem usá-las para aplicar a geração aumentada de recuperação para pesquisar bases de conhecimento empresariais e assim gerar respostas personalizadas às consultas de clientes; usar o resumo para condensar conteúdo extenso, como contratos ou transcrições de reuniões; e implantar extração e classificação de insights para determinar  fatores como o sentimento do cliente.

Com esses modelos e watsonx, a IBM permite que as empresas sejam criadoras de valor de IA.  As corporações podem trazer seus dados proprietários para modelos de básicos da IBM e construir um modelo que seja exclusivo para seus casos de negócios e casos de uso.

A IBM investiu durante anos no desenvolvimento de seus modelos de fundação.  Eles são personalizados para atender aos requisitos específicos dos casos de uso de negócios, que, por definição, são muito mais focados do que a IA para consumo e demandam os mais altos níveis de precisão.