IMPA terá primeira graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação

Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação começa com um ciclo básico de um ano e meio.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da inauguração do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma organização social vinculada ao MCTI.

O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação será totalmente gratuito.

Cerca de 100 estudantes de todo o país serão selecionados todos os anos.

A porta de entrada serão as Olimpíadas de Conhecimento e também o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O IMPA Tech fica na zona portuária do Rio de Janeiro, num hub de inovação e tecnologia batizado de Porto Maravalley, em referência ao Vale do Silício, na Califórnia.

Os estudantes receberão uma bolsa de estudos do Governo Federal e terão moradia custeada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

O presidente Lula destacou a importância da iniciativa para a formação de mão-de-obra altamente qualificada, que contribuirá para o desenvolvimento social do país.

Em discurso aos estudantes da primeira turma da graduação, o presidente afirmou que o papel do governo é abrir portas para a educação e ciência: “Hoje é um dia histórico. Quem vai ganhar com isso é o Brasil. Vocês sairão daqui e terão condições de disputar com profissionais de qualquer país do mundo.”

A ministra Luciana Santos reforçou a importância da iniciativa para capacitar jovens estudantes e evitar a chamada fuga de cérebros: “A matemática está em todo lugar. Essa junção da educação com a tecnologia representa um passo importantíssimo para um futuro promissor.”

Com recursos do governo federal, a graduação contará com investimentos de R$ 18,7 milhões no primeiro ano.

O processo seletivo dos alunos considera o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior do Brasil com mais de 18 milhões de participantes, e a nota de matemática do Enem, além de entrevistas virtuais.

Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.