Categories: Indústria

Larco anuncia entrada da companhia em ambiente de produção com sistema SAP

A Larco anunciou a todos os seus parceiros, por meio da ‘GoLive LarcoTech’, a entrada da companhia em ambiente de produção no SAP S/4HANA.

A celebração teve como objetivo destacar que, após dois anos de uma jornada intensa de implementações, a companhia fez a entrega de um projeto que marca um novo capítulo na história da Larco, que conta com 36 operações localizadas estrategicamente em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com o projeto liderado pelo time de Enterprise Platforms do grupo Stefanini, foi possível realizar implementações nos sistemas da Larco com SAP S/4HANA e outras soluções baseadas em nuvem, visando minimizar personalizações diretas no sistema central e priorizar extensões fora do núcleo (via SAP Business Technology Platform – BTP).

O BTP reduz modificações no código SAP, utiliza extensões sem afetar o núcleo – por meio do SAP, ou criando APIs e eventos –, e coloca em primeiro plano uso de soluções Best Practices da SAP, baseadas nas experiências de gigantes do mercado, além de facilitar upgrades e inovações.

O projeto demandou “muito cuidado e atenção”, diante da complexidade do negócio em questão, onde fatores essenciais devem ser levados em conta como, por exemplo, “o dinamismo do processo de compra do combustível”.

Outro ponto crucial foi devido à ampliação do grupo Larco, com a aquisição de novas empresas e de outras plantas, quando o projeto ganhou outra dimensão e, com isso, “foi necessário um acompanhamento ainda mais rigoroso nos processos e na adoção de melhores práticas”.

O principal desafio da Larco era atender a essa grande unificação e manter um olhar atento quanto às especificidades do segmento em que atua.

De vários processos de todos os sistemas instalados em um único ERP (Enterprise Resource Planning), a implementação abrangeu a migração de sistemas integrados e que atendiam a exigência da regulamentação do segmento de petróleo.

As especificidades são muitas: desde questão fiscal, com cálculos bastante específicos, onde o sistema tem que estar o tempo inteiro calculando com base em uma tabela de referência da ANP, variação da temperatura e da pressão que provocam alteração no volume do combustível, entre outros elementos cruciais que regem o setor.

“Foi um projeto bastante desafiador, onde a primazia estava em organizar um sistema que auxilia na tomada de decisão, considerando amplamente a dinâmica de um segmento ímpar em que a Larco atua”, afirma Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil.

A equipe de especialistas do grupo Stefanini responsável pela implantação para esse tipo de sistema foi liderada por Bruno Cardoso, diretor-executivo de Operações.

“Foi uma jornada longa, de muito trabalho, enfrentamos adversidades naturais durante o processo, mas o espírito de equipe prevaleceu e juntos – a Larco e a Stefanini – alcançamos o objetivo final. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos com a implementação do SAP e os benefícios que a conclusão desse projeto trará para a nossa empresa”, destaca Patricia Nogueira, gerente de Governança da Larco Petróleo.

Claudia Sargento

Recent Posts

Afiliadas Globo adotam ferramenta de automação da IBM

Implementação da tecnologia IBM Turbonomic já vem proporcionando economia de custos, melhoria operacional e aprimoramento…

4 dias ago

NiCE lança CXone Mpower Agents

Inovação é capaz de operar em toda a estrutura das empresas, do autosserviço ao backoffice,…

4 dias ago

Como a IA pode (e deve) humanizar o atendimento ao cliente

Dados bem utilizados, segurança digital e empatia no centro: três pilares essenciais para que a…

4 dias ago

Oracle Database@AWS já está disponível

Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…

5 dias ago

Anatel desativa quinta “ERB Fake” em São Paulo

Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.

5 dias ago

Vivo garante R$ 330 milhões em JCP

O pagamento aos acionistas será realizado até o final de abril do próximo ano, mas…

6 dias ago