Afiliadas Globo adotam ferramenta de automação da IBM

O Grupo Jaime Câmara, grupo com 11 geradoras de TV afiliadas da Globo, nove emissoras de rádio, três jornais e quatro portais de notícias, utilizou a tecnologia de automação IBM Turbonomic para migrar 100% de suas cargas de trabalho de seu ambiente corporativo para a nuvem com o objetivo de acelerar a transformação digital como caminho para a inovação em seus negócios.

No primeiro semestre de 2024, já foi obtida uma economia de 22% somente com as informações geradas pela solução.

O projeto foi implementado a partir do uso da tecnologia de automação IBM Turbonomic, em parceria com o distribuidor parceiro da IBM, TD SYNNEX, e ainda contou com a consultoria da 4US, que efetuou a migração e serviços de implementação e gerenciamento da jornada do Grupo para a nuvem.

O IBM Turbonomic permite aos negócios automatizar os vários elementos implicados na utilização da nuvem, monitorando máquinas e mapeando custos de modo a direcioná-los às áreas a que correspondem e sinalizar, ao menor sinal, possíveis desvios dos padrões estabelecidos pelo cliente.

O software de automação da IBM foi configurado para a coleta de dados, tanto do ambiente de infraestrutura local quanto ou de nuvem, oferecendo funcionalidades multinuvem que garantem a flexibilidade necessária para o Grupo Jaime Câmara adotar, hoje e no futuro, as composições que melhor o atendam em termos financeiros e de desempenho operacional.

“Existe uma necessidade de gestão de mudança em razão de uma nova cultura de FinOps, com integração entre o desempenho financeiro e o desempenho tecnológico da empresa. Ao optar pela nuvem, é importante a empresa alinhar o trabalho de seus times técnicos e de negócios. Essa é uma grande mudança em nossa cultura”, diz Luis Duarte, diretor de tecnologia do Grupo Jaime Câmara.

Olegário Marinho, CEO da 4US, aponta como um diferencial da ferramenta em relação a outras analisadas a capacidade de, a qualquer momento, alocar cargas de trabalho para mais ou para menos, garantindo o melhor desempenho a cada aplicação.

E completa afirmando que “o trabalho realizado pela IBM e pela TD SYNNEX para apresentar a melhor proposta comercial foi o grande diferencial para a concretização desse projeto”.

Para o ano de 2025, foram definidas metas que preveem, no primeiro semestre, manter o planejamento orçamentário definido, fazendo o show-back dos custos das cargas de trabalho de cada área de negócio, aproveitando oportunidades de redução de custos por meio das informações que a ferramenta proporciona.

Para o segundo semestre, a expectativa é reduzir em 25% os custos de cloud, com a modernização das aplicações e arquitetura da infraestrutura.

“Em 2025, vamos ter uma segunda onda do projeto, que envolve toda a parte de media entertainmente media service, o core do negócio da televisão. E o nosso desafio será maior ainda”, afirma o Diretor de tecnologia do Grupo Jaime Câmara, Luis Duarte.

No primeiro momento, apenas o ambiente administrativo do grupo foi migrado para a nuvem. Agora, o próximo passo será migrar todo o ambiente de televisão para a nuvem, o que permitirá realizar transmissões via web. “Isso é o que tornará possível a TV 3.0 que, aprimorando as funções de Inteligência Artificial hoje existentes, será customizada para cada espectador. A migração para a nuvem é o primeiro passo para chegarmos lá”, explica Olegário Marinho.

Claudia Sargento

Recent Posts

NiCE lança CXone Mpower Agents

Inovação é capaz de operar em toda a estrutura das empresas, do autosserviço ao backoffice,…

4 dias ago

Como a IA pode (e deve) humanizar o atendimento ao cliente

Dados bem utilizados, segurança digital e empatia no centro: três pilares essenciais para que a…

4 dias ago

Oracle Database@AWS já está disponível

Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…

5 dias ago

Larco anuncia entrada da companhia em ambiente de produção com sistema SAP

A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…

5 dias ago

Anatel desativa quinta “ERB Fake” em São Paulo

Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.

5 dias ago

Vivo garante R$ 330 milhões em JCP

O pagamento aos acionistas será realizado até o final de abril do próximo ano, mas…

6 dias ago