Mais 100 municípios podem ativar redes 5G standalone

O total de municípios que poderá contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 1.812 a partir da próxima segunda-feira.

A partir do dia 28 de agosto  próximo, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 100 municípios.

Com a decisão, serão 1.812 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone.

O trabalho de antecipação da liberação da referida faixa continuará nos próximos meses, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações.

A decisão tomada pelo GAISPI segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite, tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.