Microsoft e SoulCode lançam Bootcamp para inclusão digital

Iniciativa faz parte do Microsoft Conecta+, hub que reúne todos os programas de capacitação e recapacitação gratuitos disponibilizados para o público em geral.

A Microsoft se uniu a SoulCode, edtech de inclusão digital, para lançar um Bootcamp focado na capacitação de Pessoas com Deficiência em Conceitos de Nuvem e Inteligência Artificial na Nuvem da Microsoft.

Após a conclusão da trilha de conhecimento, os alunos terão a possibilidade de serem contratados pela Microsoft.

O curso, totalmente online e gratuito, focado nas carreiras de Analistas em Tecnologia Nuvem e IA da Microsoft, tem previsão de início em março e conclusão em junho de 2024.

Nesta primeira etapa, está prevista a capacitação de 30 alunos pessoas com deficiência, em aulas 100% online, de segunda a sexta-feira, em período integral.

Além da formação técnica, a capacitação inclui mentoria de profissionais da Microsoft, desenvolvimento de habilidades comportamentais e 1 hora de aula de inglês diariamente para cada participante por meio da plataforma Tech English.

“A parceria com a SoulCode está em linha com o objetivo da Microsoft de capacitar a população brasileira em tecnologia e ter em seu quadro de funcionários um time diverso, que traga diferentes perspectivas para o negócio e inove a partir das suas experiências individuais”, diz Cristiane Carvalho, diretora de recursos humanos da Microsoft Brasil.

Esta iniciativa integra o Microsoft Conecta+, portal que reúne todos os programas de capacitação e recapacitação gratuitos da empresa, disponibilizados para o público em geral, incluindo iniciativas realizadas em conjunto com outras empresas e entidades.

Na plataforma, também é possível encontrar cursos do Microsoft Reactor, treinamentos exclusivos para mulheres, cursos da Escola do Trabalhador 4.0, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, além de trilhas de aprendizagem do LinkedIn Learning.

Os conteúdos disponíveis atendem a todos os níveis de conhecimento em tecnologia “e tem como objetivo oferecer as principais competências exigidas pelo mercado de trabalho, em diferentes níveis”, ou seja, desde a alfabetização digital a módulos mais avançados como computação em nuvem, Inteligência Artificial, ciência de dados e cibersegurança.

A SoulCode já impactou mais de 100 mil pessoas na sua plataforma de educação digital, e cerca de 2000 através de bootcamps imersivos que foram inseridas no mercado de trabalho, em 25 estados brasileiros.