Nova campanha do Movimento #FiqueEsperto já segue

Objetivo é conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital.

Já começou mais uma campanha do Movimento #FiqueEsperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital.

A Anatel irá lançar o primeiro post da campanha nas redes sociais da Agência.

Até o final de maio, serão divulgados posts/textos[sobre os cuidados que o consumidor deve tomar: ao receber ligações com ofertas de produtos e serviços (telemarketing); ao receber solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos; e ao entrar em contato com canais de atendimento indicados em mensagens de texto ou ligações.

Também serão fornecidas dicas sobre leitura segura dos QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF por meio do Portal de Consultas.

As campanhas do Movimento #FiqueEsperto são realizadas a cada três meses e os posts/textos com as dicas de segurança também são encaminhados via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa.

O #FiqueEsperto começou em outubro de 2020 dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel.

Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital.

Finalizado esse período, considerando a relevância do assunto, a Agência deu continuidade à iniciativa. Assim, uma ação pontual se tornou um “movimento” por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.

O Movimento também está alinhado ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, que inclui a iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.