Oracle anuncia a disponibilidade do Oracle Database@Azure

Os serviços de banco de dados Oracle executados na Oracle Cloud Infrastructure são implantados diretamente nos datacenters do Microsoft Azure.

O primeiro  serviço Oracle Database@Azure já está disponível para o público geral na região Leste dos EUA do Microsoft Azure.

A Oracle operará e gerenciará o Oracle Exadata Database Service, o primeiro de vários serviços de banco de dados Oracle planejados para serem executados na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) nos datacenters do Azure.

O Oracle Exadata Database Service “simplifica a migração para a nuvem de cargas de trabalho de missão crítica”.

O novo serviço Oracle Database@Azure oferece “todas as vantagens de desempenho, escala e disponibilidade de carga de trabalho do Banco de Dados Oracle, incluindo Clusters de Aplicativos Reais e segurança interna, juntamente com os melhores serviços do Azure, como o Serviço Azure OpenAI para aplicativos de IA generativos”.

“O Exadata é a plataforma mais eficaz para executar o Banco de Dados Oracle e esse serviço fornece aos usuários do Microsoft Azure o melhor de todos os mundos possíveis”, disse Carl Olofson, vice-presidente de pesquisa de Software de Gerenciamento de Dados da IDC.

Para atender à forte demanda dos clientes em todo o mundo, o Oracle Database@Azure estará disponível em regiões adicionais em 2024, incluindo Sul do Brasil, Alemanha Central, Leste da Austrália, França Central, Canadá Central, Leste do Japão, Sul do Reino Unido, Centro dos EUA e Centro-Sul dos EUA.

Cada implantação está planejada para ser executada em duas zonas de disponibilidade do Azure, permitindo que os clientes configurem a alta disponibilidade entre zonas.

“Recebemos um enorme interesse no Oracle Database@Azure desde seu anúncio”, disse Erin Chapple, vice-presidente corporativa de Produto e Design do Azure Core da Microsoft.