Qatar usa ferramentas da Microsoft para melhorar serviços

O Estado do Qatar tem uma economia próspera baseada principalmente em petróleo e gás natural, mas o país está se diversificando cada vez mais em tecnologias de informação e comunicação e construindo uma sociedade baseada no conhecimento.

Com a ajuda de ferramentas da Microsoft, como o Azure, o governo local desenvolveu uma plataforma aberta, integrada e extensível de serviços nacionais para dar suporte a cidadãos, residentes, empresas e visitantes.

A plataforma TASMU está ajudando a tornar o país um lugar melhor para se viver, desde a gestão da saúde até a segurança alimentar nacional, ao mesmo tempo em que aumenta seu produto interno bruto não petrolífero em 2%.

O intuito da ferramenta “é aprimorar a experiência do Qatar para seus quase 3 milhões de cidadãos e tornar o país ainda mais atraente para os turistas, incluindo as grandes multidões esperadas para a Copa do Mundo da FIFA 2022”.

“A liderança visionária do Qatar percebeu anos atrás a importância de aproveitar as tecnologias emergentes e a inovação para impulsionar a diversificação econômica sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, residentes, empresas e visitantes do Qatar”, diz Reem Al Mansoori, subsecretário assistente da Sociedade Digital Desenvolvimento no Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação, Qatar.

A pedra angular dessas ambições digitais é o Programa Smart Qatar (TASMU), liderado pelo Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação (MCIT).

O projeto se concentra em cinco áreas prioritárias – Transporte, Saúde, Logística, Meio Ambiente e Esportes – para enfrentar os principais desafios nacionais.

“Apoiado por algumas das melhores tecnologias e recursos digitais do mundo, o TASMU garantirá uma transição fácil e contínua para serviços mais seguros, colaborativos, integrados e centrados no usuário para melhorar a eficiência e aumentar a facilidade de vida para todos no Catar”, diz Al Mansoori.

Claudia Sargento

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