SAP anuncia Joule, novo assistente de IA generativa

Diretamente integrado às soluções por trás da maioria dos processos de missão crítica do mundo, o Joule é um copiloto que entende os negócios

A SAP SE anunciou o Joule, copiloto de IA generativa baseado em linguagem natural “que transformará a maneira como os negócios são realizados”.

O Joule será incorporado em todo o portfólio empresarial da SAP na nuvem para apresentar insights proativos e contextualizados em toda a amplitude e profundidade das soluções da SAP bem como de fontes de terceiros.

Ao classificar e contextualizar rapidamente os dados de vários sistemas para obter informações mais inteligentes, o Joule ajuda as pessoas “a trabalharem mais rapidamente e a obterem melhores resultados comerciais de uma forma segura e em de acordo com normas de compliance”.  

“Com cerca de 300 milhões de usuários corporativos em todo o mundo trabalhando regularmente com soluções da SAP na nuvem, o Joule tem potencial para redefinir a forma como trabalham as empresas – e as pessoas que as impulsionam”, afirma Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE.

“O Joule se baseia na posição única que a SAP ocupa no eixo entre negócios e tecnologia e na abordagem relevante, confiável e responsável dada à Inteligência Artificial. O Joule saberá o que você quer dizer, não apenas o que você diz.” 

O Joule será incorporado a aplicações da SAP, de RH e finanças a cadeia de suprimentos, compras e experiência do cliente, bem como na SAP Business Technology Platform.

O Joule “transformará a experiência dos usuários de soluções da SAP – será como pedir uma dica a um colega muito inteligente”.

Os funcionários simplesmente farão perguntas ou apresentarão um problema a ser resolvido, em linguagem simples, “e receberão respostas inteligentes extraídas da riqueza de dados de negócios, textos, imagens e insights de todo o portfólio da SAP e de fontes de terceiros, mantendo o contexto”. 

“Após o entusiasmo inicial em torno da IA generativa, começa o trabalho para garantir retornos mensuráveis sobre o investimento”, destaca Phil Carter, vice-presidente do Worldwide Thought Leadership Research da  IDC.  

O Joule estará disponível com SAP SuccessFactors e SAP Start em novembro deste ano, e com SAP S/4HANA Cloud, public edition, no início do próximo ano.

As soluções SAP Customer Experience e SAP Ariba, bem como a SAP Business Technology Platform, serão as próximas, com várias atualizações no portfólio da SAP a serem anunciadas.