Segurança: organizações preocupadas com aumento da superfície de ataque

Pesquisa encomendada pela Trend Micro revela, ainda, que mais de 40% das empresas acreditam que a situação está fora de controle.

A Trend Micro anunciou as descobertas do novo estudo global da Sapio Research sobre a preocupação das organizações globais com os ataques cibernéticos e os desafios do gerenciamento de risco.

O levantamento mostra que três quartos (73%) das empresas estão preocupadas com o crescimento da superfície de ataque.

Mais de um terço (37%) dos entrevistados afirma que ela é “confusa e está em constante evolução”, e mais de dois quintos (43%) acreditam que ela está “fora de controle”.

A visibilidade é mais uma vez o principal entrave na hora de avaliar a exposição ao risco, diz o mesmo estudo.

Quase dois terços (62%) disseram que os pontos cegos prejudicam a segurança, com maiores dificuldades nos ambientes de nuvem.

Nas organizações globais, a percepção é que os desafios são multiplicados. Entre os entrevistados, 65% afirmaram que ser uma empresa internacional, com várias jurisdições, dificulta o gerenciamento da superfície de ataque.

No entanto, um quarto (24%) ainda está mapeando seus sistemas manualmente e 29%, regionalmente, “o que pode criar mais silos e lacunas de visibilidade”, se lê no mesmo estudo.

“A modernização do setor de TI nos últimos dois anos foi uma resposta necessária à pandemia, mas em muitos casos ela expandiu involuntariamente a superfície de ataque digital, oferecendo aos cibercriminosos mais oportunidades de comprometimento dos ativos”, disse Bharat Mistry, diretor técnico da Trend Micro.

“Para reduzir as lacunas de visibilidade e ter uma proteção efetiva, é fundamental que as organizações e empresas tenham uma solução de segurança robusta, com plataforma em multicamadas, para rastrear comportamentos suspeitos desde a tentativa de invasão”, afirma César Cândido, diretor geral da Trend Micro Brasil.