Nos últimos dois anos, a prestação de serviços públicos digitais no país cresceu em todas as esferas do setor público brasileiro.
Esse é um dos destaques da 5ª edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, que investiga a incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelos órgãos públicos federais e estaduais, e prefeituras no país.
A pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que, em 2021, 76% das organizações federais dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público ofereceram pela Internet os serviços públicos mais procurados pelos cidadãos.
Esse valor representa um aumento de 22 pontos percentuais na comparação com 2019, período que antecedeu a crise sanitária provocada pela COVID-19.
Na esfera estadual, o crescimento foi de 31% para 45% no mesmo período, conforme o levantamento pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Destaca-se ainda a diminuição no número de órgãos públicos que reportaram não oferecer de forma online os serviços mais procurados, tanto no âmbito federal (de 8% para 2%) quanto no estadual (de 20% para 13%).
“A pandemia fez com que muitos órgãos públicos tivessem que buscar alternativas para que serviços públicos não fossem interrompidos, especialmente na fase mais intensa de distanciamento social”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.
Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…
A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…
Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.
O pagamento aos acionistas será realizado até o final de abril do próximo ano, mas…
Além de open source, ferramenta disponibiliza um banco de dados com todas as legislações federais…
Executivo com passagens por Dock, banQi e Zoop assume também a vertical de Novos Negócios…