Servidores comemoram 30 anos de criação da carreira de Ciência e Tecnologia

A ministra Luciana Santos participou do evento em homenagem à data, que reuniu membros de associações, representantes de outros ministérios e nomes importantes para a consolidação da carreira de C&T no Brasil.

A ministra Luciana Santos participou, em Brasília, da cerimônia de comemoração dos 30 anos da instituição do plano de carreira dos servidores públicos da área de ciência e tecnologia.

O evento contou com a participação de membros da Associação Nacional do Servidores do MCTI (ASCT), representantes de outros ministérios e importantes nomes da luta em prol da consolidação da carreira de C&T no Brasil.

Em seu discurso, a ministra ressaltou a importância dos servidores públicos para o desenvolvimento e promoção da política de ciência e tecnologia no país: “Essas carreiras desempenham um enorme papel na construção do futuro que queremos. Por isso, parabenizo cada servidora e servidor pela contribuição que têm dado, cotidianamente, para que o nosso país alcance o seu destino, de ser uma nação desenvolvida, soberana, inclusiva e com justiça social”.

A ministra ainda lembrou que uma das primeiras medidas anunciadas por ela à frente do MCTI foi a viabilização de concurso público para o preenchimento de 814 novas vagas para no ministério e suas entidades vinculadas.

“Essa medida vem para reforçar o trabalho exercido pelos atuais servidores, e renovar e recompor os quadros técnicos, assegurando a continuidade das pesquisas realizadas em nossas entidades”, disse a ministra Luciana.

O presidente da Associação Nacional dos Servidores do MCTI (ASCT), Joelmo Jesus, destacou a relevância e o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais que compõem a carreira de C&T: “A identidade de uma carreira do serviço público é construída ao longo do tempo. É um processo histórico, que agrega e que vai sendo erguido com base nas entregas que os profissionais dessa carreira já fizeram, e segue fazendo, à sociedade brasileira.”