Solução da Topaz atende à nova resolução do Bacen de combate a fraudes

A norma estabelece que as instituições financeiras devem compartilhar dados para facilitar o acesso a informações sobre fraudes e golpes digitais.

No dia 1º de novembro, entra em vigor a Resolução Conjunta nº 6 do Banco Central, que normatiza as regras e requisitos para o compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes entre instituições financeiras, instituições de pagamento e outras instituições autorizadas pelo Bacen (com exceção das administradoras de consórcio).

Pensando neste cenário, a Topaz, empresa do Grupo Stefanini, sua solução Topaz OFD (Online Fraud Detection), expande sua atuação com o módulo Topaz Fraud Link, que permitirá às empresas se adequarem às normas de maneira rápida, segura e com ampla base de dados à disposição.

Ao possuir um histórico de praticamente 85% dos usuários que fazem transações financeiras e uma base com mais de 40 instituições, incluindo grandes bancos, instituições de pagamento, empresas de telecomunicações, corretoras de criptomoedas, programas de milhagem, entre outros, a Topaz “se destaca por oferecer aos clientes todas as conformidades requeridas pela resolução e uma gama de mais 100 milhões de CPFs e 7 milhões de CNPJs para compartilhamento”.

Atualmente, por segundo, a empresa realiza mais 1.000 consultas de risco, oferecendo “segurança, transparência e sigilo dos dados às verificações”.

Com o módulo Topaz Fraud Link, o serviço ficará disponível para outras empresas que ainda estejam fazendo as adequações pontuadas pelo Bacen.

Em contrapartida, os clientes OFD terão a base de dados geral expandida com essas demais adições ao sistema.

Na prática, a resolução obriga as instituições a criarem bases de dados para facilitar o compartilhamento de informações sobre fraudes e golpes, assim como as tentativas. As empresas autorizadas que não se adequarem à normativa podem sofrer penalidades.

“A atualização da solução Topaz Fraud Link já está disponível para as instituições que atendemos. Também pode ser adquirida por quem não é nosso cliente”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.