Tecnologia SAP participa do título da Mercedes-EQ na Fórmula E

O SAP Analytics Cloud combina inteligência de negócios, análise aumentada e preditiva e recursos de planejamento.

O campeonato de Fórmula E, fundado com a premissa de mostrar que o futuro da mobilidade é capaz de ser sustentável, promove ativamente soluções de mobilidade elétrica e energia renovável, a fim de contribuir para reduzir a poluição do ar e combater as mudanças climáticas em todo o mundo. 

Para a equipe Mercedes-EQ Fórmula E, as metas e objetivos de sustentabilidade estão além dos veículos totalmente elétricos e vão para o back-office.

Desde 2018, a SAP trabalha em conjunto com o time desenvolvendo e implementando novas tecnologias “que permitiram que a equipe não apenas vencesse campeonatos, mas funcionasse como uma empresa sustentável e inteligente”. 

O SAP Analytics Cloud, que combina inteligência de negócios (BI), análise aumentada e preditiva e recursos de planejamento, cria um painel central acessível que ajuda a equipe a visualizar facilmente dados de vários aspectos do negócio – incluindo cadeia de suprimentos e viagens.

Uma ferramenta de relatório mede e contabiliza também os avanços em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Em atividades que abrangem desde processos precisos e coordenados até o desenvolvimento de carros, a equipe usa a solução SAP S/4HANA Cloud para ter inteligência de negócios em tempo real, tomar decisões embasadas e orientadas por dados e “ficar um passo à frente dos adversários”.

“A solução otimizada e inteligente aumenta a eficiência, por exemplo, em ações que garantam que os carros e peças de reposição estarão no lugar certo na hora certa ou para obter informações financeiras completas e otimizar o controle”, explica Rui Botelho, líder de Operações da SAP Brasil.

Além de bons equipamentos e um carro bem projetado, o desempenho da equipe, incluindo pilotos, mecânicos, engenheiros e direção, “é fundamental para garantir a vitória”. 

A solução SAP Sports One ajuda a equipe Mercedes-EQ de Fórmula E a monitorar, entender e agir com base nos dados de desempenho humano coletados de diversas fontes.

A solução também dá visibilidade sobre dados da saúde dos pilotos, “garantindo que a equipe esteja sempre no mais alto nível”.