Categories: Redes

Telefónica Vivo, Cisco e NEC juntas no 5G

A Cisco e a NEC Corporation anunciaram que a Telefónica Vivo está a implementar uma rede IP pronta para o 5G, simplificada e automatizada, para as suas redes móveis e fixas convergentes, como parte do Projeto de Fusão de Redes no Brasil, apoiada por soluções de fornecedores líderes da indústria.

Recorde que a Cisco e a NEC têm vindo a colaborar no Brasil há mais de 10 anos e têm agora um Acordo Global de Integrador de Sistemas (GSIA), assinado em 2020, o que lhes permite implementar de forma harmoniosa uma rede de transporte automatizada e preparada para 5G, para a Telefónica Vivo.

A Telefónica concebeu o Projeto de Fusão de Redes como uma plataforma para incorporar serviços numa única infraestrutura de rede, oferecendo serviços avançados de comunicações, e transformando a experiência do cliente.

Aproveitando o poder da automatização, o projeto “visa oferecer uma rede mais ágil, escalável e flexível, com maior fiabilidade tanto para os utilizadores residenciais como para as empresas na era do 5G”.

Como definido no Projeto de Fusão de Redes, a Cisco e a NEC trabalharão em conjunto para otimizar o custo total de propriedade (TCO) da Telefónica Vivo e aumentar a agilidade do negócio, através da simplificação da sua arquitetura e operações de rede, convergência das redes móveis e fixas, e automatização de redes multicamadas ao nível de pacotes, ótico e micro-ondas.

Além disso, o Segment Routing IPv6 será implementado para permitir uma arquitetura unificada com capacidades de slicing da rede.

A simplificação e automatização de uma rede convergente multidomínio e multicamadas, associada ao segment routing, “aumentará a escalabilidade e flexibilidade da rede da Telefónica Vivo à medida que esta se prepara para lançar o 5G”.

Como parte do acordo, a Cisco fornecerá equipamento de rede, incluindo routers ASR 9000 e NCS 540 para transporte IP, o Cisco Crosswork Network Controller como solução SDN multifornecedor, e o Cisco Crosswork Hierarchical Controller para permitir a automatização multifornecedor e multicamada dentro do domínio de Rede de Fusão.

A NEC servirá como integrador da rede e fornecerá capacidades de engenharia local com os seus serviços de transformação 5G xHaul para proporcionar uma migração escalável a milhares de nós.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago