WE Ventures e AgeRio anunciam abertura de rodada de investimento

Por meio do fundo criado para impulsionar o empreendedorismo feminino no País, estão disponíveis R$ 5 milhões para empresas do Estado.

Durante o Web Summit, realizado no Rio de Janeiro, o WE Ventures e a Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) anunciam a abertura de uma rodada de investimento em startups fluminenses com mulheres em cargos de liderança. 

A iniciativa é exclusiva para startups do estado do Rio de Janeiro, com faturamento de pelo menos R$ 2 milhões ao ano, que tenham uma, ou mais, mulheres em posição de liderança na companhia e, no mínimo, uma equipe feminina com 20% de participação no capital social da empresa

O WE Ventures é o braço de investimentos do Women Entrepreneurship (WE), um programa desenvolvido pela Microsoft Participações, em parceria com o Sebrae Nacional e a M8 Partners e com a Bertha Capital.

Ele é o primeiro fundo de Venture Capital do Brasil focado apenas em empreendimentos liderados por mulheres, e conta com a AgeRio como uma de suas investidoras. Esta é a primeira rodada de investimentos realizada em parceria com a Agência.

Serão selecionadas até 10 startups fluminenses, que terão a oportunidade de defender seus negócios em um pitch de 15 minutos. Destas, três serão escolhidas pelo comitê de investimentos e pela gestão do WE Ventures para receber o aporte.  

“Existe uma grande lacuna de diversidade no mercado de Venture Capital, reflexo da nossa sociedade e do mercado de tecnologia como um todo”, afirma Marcella Ceva, CIO do WE Ventures.

“Um estudo da LAVCA VC mostrou que, de 2019 para 2022, a porcentagem de investimentos destinados a startups lideradas por mulheres, na América Latina, passou de 16% para 31%. É um crescimento rumo a equidade de gênero, mas ainda temos mais a conquistar. Com essa chamada, vamos oferecer mais oportunidades e recursos para impulsionar o empreendedorismo feminino”, completa a executiva.   

“Ao participar do Fundo We Ventures, a AgeRio e o Governo do Estado do RJ reforçam o seu compromisso de apoio financeiro às startups lideradas por mulheres, fortalecendo a equidade de gênero e o empreendedorismo feminino no mercado fluminense”, diz Tatiana Oliver, diretora de Operações da AgeRio.