78% das empresas brasileiras aumentarão seus investimentos em IA

Cerca de 95% dos entrevistados do Brasil relatam progresso na execução de sua estratégia de IA para 2024, com quase metade já observando ROI positivo.
Uma nova pesquisa encomendada pela IBM descobriu que as empresas pesquisadas estão investindo em IA a longo prazo, com um interesse crescente em usar ferramentas de código aberto para impulsionar o ROI e a inovação no futuro.
O estudo com mais de 2.400 tomadores de decisão de TI em todo o mundo, conduzido pela Morning Consult e desenvolvido em colaboração com a Lopez Research, revelou que 95% dos entrevistados do Brasil relatam progresso na execução de sua estratégia de IA para 2024, com quase metade (48%) já observando ROI positivo de seus investimentos em IA.
Os dados também confirmam que o uso de ferramentas de código aberto para soluções de IA pode estar relacionado a uma maior viabilidade financeira: 51% das empresas pesquisadas em todo o mundo que atualmente utilizam ferramentas de IA de código aberto relatam ter observado um ROI positivo, em comparação com apenas 41% das que não utilizam código aberto.
Quase 78% de todos os entrevistados no Brasil indicam que aumentarão seus investimentos em IA em 2025, enquanto 50% planejam aproveitar ecossistemas de código aberto para otimizar suas implementações de IA.
Globalmente, entre as empresas pesquisadas que atualmente não utilizam código aberto, 2 em cada 5 dizem que planejam usar código aberto para implementação de IA em 2025.
“Quando fazemos um panorama da IA sendo aplicada nas empresas, fica evidente que um caso de uso bem determinado, estrategicamente traçado, é um dos principais fatores de sucesso para retorno do investimento. A pesquisa da IBM mostra que as companhias brasileiras começam a reconhecer o valor de definir casos de uso específicos e otimizar projetos de IA, aproveitando estratégias de nuvem híbrida e código aberto para impulsionar a inovação em IA e, assim, gerar retornos financeiros”, explica Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil.